A Escola Trilíngue é uma estrutura escolar à escala humana onde alunos do Colégio IMP podem crescer, florescer e descobrir o mundo em espanhol, inglês e português. A Escola Trilíngue é baseada no modelo educacional de aprendizagem por imersão num ambiente acolhedor dentro do colégio.
Uma escola atenciosa, inclusiva e trilíngue, uma nova escola, que incorpora uma dimensão definitivamente cultural, o que permitirá aos alunos florescerem num ambiente plurilíngue.
A imersão linguística num ambiente escolar consiste em rodear o aluno de uma linguagem para que ele possa aprendê-la através da experiência. Acima de tudo, trata-se de criar um “banho” auditivo e cultural e de associar-lhe ações. O estudante fará então associações entre o que ouve e o que vê. Pouco a pouco, estabelecerá ligações com os seus próprios referenciais. Não se trata, portanto, de aprender apenas uma língua, mas de aprender numa língua. Quanto mais jovem for a criança, mais eficaz será a imersão porque a criança está a iniciar a sua construção linguística.
As vantagens são várias:
• Criação de uma ligação emocional com uma língua, no caso duas línguas além da língua materna;
• Amplificação da curiosidade intelectual;
• Adaptabilidade a diferentes ambientes;
• Abertura a diferentes culturas;
• Aumento da concentração;
• Melhoria da autoconfiança.
Um levantamento da British Council sobre as habilidades profissionais mais importantes para o mercado apurou que 48% das empresas consideram o domínio do inglês como uma competência básica essencial para exercer atividades dentro da instituição.
Ou seja, a fluência no idioma inglês não é mais um diferencial, mas um requisito para a rotina de trabalho de muitas empresas, inclusive dentro do território brasileiro. Sendo assim o IMP inova e amplia as possibilidades com uma proposta de uma escola trilíngue.
Mas os benefícios do aprendizado trilíngue não são colhidos apenas no futuro. Quanto mais cedo as crianças começam a aprender duas ou mais línguas simultaneamente, melhor será sua flexibilidade mental para avaliar questões complexas e para o desenvolvimento de algumas habilidades socioemocionais.
É o que mostrou o estudo da psicóloga Ellen Bialystok sobre bilinguismo, apontando, por exemplo, que as crianças bilíngues atentam mais facilmente ao formato e significado de uma frase porque ativam áreas de cérebro que ampliam sua capacidade de processamento.
Sendo assim, é de suma importância uma educação trilíngue, ou plurilíngue, que promova a formação integral do estudante, por meios de experiências de aprendizagem conduzidas, no caso do IMP em três línguas de instrução. Sempre com foco na língua materna, mas oportunizando experiências culturais, em diferentes contextos de aprendizado, de forma que o estudante incorpore, ao longo do tempo, novas aprendizagens, bem como as novas línguas, visando o desenvolvimento de competências, de habilidades, de fluência linguística e acadêmica, nessas línguas.
CORPO DOCENTE
Conheça os professores do Ensino Trilíngue